A alimentação infantil é extremamente importante para a saúde, desenvolvimento e aprendizagem, com isso, traremos dicas de como estabelecer uma rotina alimentar para o bebê de 1 ano ou mais.
Afinal, nessa fase a criança começa a desenvolver-se com maior capacidade para socialização, novas experiências e isso também inclui conhecer e provar novos alimentos.
E mesmo que isso pareça um pouco difícil no começo, conforme novas opções e possibilidades de sabores, a aceitação ocorrerá naturalmente, aumentado as variedades do cardápio com equilíbrio e saúde.
Gostou do assunto e quer saber mais? Então continue lendo esse post e saiba tudo sobre alimentação de crianças de 1 ano de idade. Veja!
Rotina Alimentar Bebê 1 Ano
Índice
- 1 Rotina Alimentar Bebê 1 Ano
- 2 O que Oferecer na Alimentação de Crianças de 1 Ano
- 3 Sugestões de Cardápio para Rotina Alimentar Bebê de 1 Ano
- 4 Sempre Ofereça Alimentos Novos
- 5 Evite dar Bebidas Durante as Refeições
Conforme avança o desenvolvimento das crianças é importante induzir a novas opções e experiências que serão importantes para sua formação como pessoa.
E isso também é muito válido para os alimentos, visto que a correta condução desse assunto nessa faixa etária, afetará seu padrão de dieta por toda a vida.
Com isso, logo que começar a introdução alimentar sempre ofereça frutas, verduras, legumes, grãos e demais comidas de diferentes cores, formas e texturas, estimulando o costume e aceitação.
E depois desse período inicial em que o bebê come prioritariamente papinhas e alimentos amassados, também é importante deixar que a criança conheça o alimento na textura normal, assim, sempre ofereça em pedaços que ela possa pegar com as mãos e levar à boca tranquilamente.
Isso deixará seu filho ou filha mais à vontade, além de estimular a independência que também é importante nessa fase. E quando os pais permitem a alimentação dessa forma, geralmente a criança também come melhor, pois ganha mais segurança para a escolha e experiência com novos alimentos.
E outro ponto importante nessa etapa do desenvolvimento é não dar importância para as sujeiras causadas pelas refeições, isso porque será comum cair no chão, roupa e até brinquedos, mas isso é normal e não deve ser tratado como algo punitivo ou que gere reações adversa nas crianças prejudicando o momento e aprendizagem de comer.
Assim, tenha calma e lembre-se que como tudo na maternidade, essa também é só uma fase que logo logo seu filho ou filha passará, mas para que dê tudo certo é necessário paciência.
E agora, daremos algumas dicas de quais alimentos oferecer e também evitar principalmente nessa fase. Veja!
O que Oferecer na Alimentação de Crianças de 1 Ano
Devido a correria diária é comum os adultos alimentarem-se de forma rápida e sem pensar muito no que está sendo ingerido, contudo, quando há crianças em casa, principalmente na fases de adaptação de alimentação é importante repensar sobre a forma de preparo, temperos e ingredientes que podem ser prejudiciais.
Com isso, ao escolher os alimentos para a refeição de crianças de 1 ano, sempre prefira alimentos frescos, evitando congelados ou fast food, bem como os condimentados como veremos na tabela abaixo. Confira!
Dê preferência para … | Evite … |
---|---|
Temperos frescos e naturais, como sal, cebola, alho, cebolinha, manjericão, salsinha, alho-poro, entre outros | Temperos prontos, condimentos ricos em sódio e com corantes artificiais |
Alimentos frescos e naturais, como legumes, frutas, grãos e carnes brancas | Alimentos congelados, fast food e pré-prontos, como massas e pratos industrializados, onde para o preparo basta aquecimento no micro-ondas |
Alimentos cozidos, assados ou grelhados | Alimentos fritos, principalmente durante os primeiros meses de adaptação alimentar |
Molhos e pesto caseiros, com ingredientes naturais e frescos | Molhos prontos e extratos de tomate que podem ser muito ácidos para o estômago infantil |
Carnes frescas, sem muita gordura e condimentadas, como frango, peixe, entre outro cortes magros | Salsicha, hambúrguer, entre outras carnes processadas e temperadas artificialmente, ricos em sódio |
Frutas batidas com leite ou iogurte natural e com preparo caseiro | Iogurtes com corantes artificiais, além de aroma e sabor artificial que pode causar alguma reação alérgica quando oferecido para a criança muito pequena |
Chips caseiros de batata, batata doce, mandioca, mandioquinha, beterraba, entre outros | Salgadinhos industrializados ricos em sódio e corantes artificiais |
Água, sucos naturais e com pouco ou nenhum açúcar | Suco de caixinha, refrigerantes e bebidas industrializadas |
Cookies e biscoitos integrais com aveia, granola, castanhas, entre outras fibras | Bolacha ou biscoitos recheados, que contenham corantes e aromatizantes artificiais |
Fibras naturais, como por exemplo aveia, farinha de aveia, farinha de arroz, porém sem açúcar | Farináceos e engrossantes industrializados ricos em açúcar |
Chás naturais, leite e leites vegetais, como por exemplo, de amêndoa | Bebidas ricas em cafeína como por exemplo, achocolatados e outras opções ricas em açúcar |
Ao seguir essa orientação dos tipos de alimentos a serem oferecidos, as refeições das crianças serão mais equilibradas e com grandes benefícios para a saúde e desenvolvimento tanto da parte física quanto intelectual.
Contudo, nem sempre é fácil conseguir montar cardápios todos os dias da semana, com isso, traremos algumas sugestões para facilitar seu cotidiano, Confira no próximo tópico!
Sugestões de Cardápio para Rotina Alimentar Bebê de 1 Ano
Mesmo para as mamães e papais que cozinham bem e não têm dificuldades na cozinha, montar um cardápio dinâmico e diversificado todo dia pode ser um pouco complicado.
E assim, para te ajudar, trouxemos algumas sugestões de alimentos e pratos que podem ser oferecidos, garantindo uma nutrição adequada, com benefícios e correto funcionamento do corpo.
Ficou interessada? Então confira nossas opções!
Rotina Alimentar Bebê de 1 ano – Café da Manhã
Segundo opinião de muitos médicos e nutricionistas, o café da manhã é umas das refeições mais importantes do dia, pois ela contribuirá para a sustentação do corpo durante as primeiras horas, oferecendo as vitaminas e nutrientes necessários.
Com isso, daremos dicas do que oferecer como alimento nesse período e lembre-se que como já recomendado anteriormente, sempre prefira alimentos naturais evitando os industrializados.
Café da Manhã – Segunda-feira
- Leite materno ou composto de fórmula;
- Pão com grãos e fibras com manteiga; e
- Maçã ou mamão.
Café da Manhã – Terça-feira
- Leite materno ou composto de fórmula; e
- Tapioca colorida (hidratada com beterraba ou cenoura);
- 1/2 laranja.
Café da Manhã – Quarta-feira
- Leite materno ou composto de fórmula; e
- Pão de leite com requeijão;
- Uvas ou ameixas.
Café da Manhã – Quinta-feira
- Leite materno ou composto de fórmula; e
- Banana amassada com aveia.
Café da Manhã – Sexta-feira
- Leite materno ou composto de fórmula; e
- Bolo de banana com farinha integral.
Rotina Alimentar Bebê de 1 ano – Lanche da Manhã
Durante a fase de crescimento é comum as crianças terem bastante fome e alimentarem-se regularmente.
E nesse momento é muito importante ter opções de alimentos para oferecer no lanche da manhã, evitando os pré-prontos, calóricos e industrializados, que podem resultar em desequilíbrios na saúde do bebê.
Com isso, se possível tenha algumas frutas disponíveis em casa, que sejam da época e importantes para o funcionamento organismo.
Dessa forma, independente do dia da semana, pelo menos 3 hora após o café da manhã, ofereça alguma das opções abaixo:
- Pera;
- Maçã;
- Mexerica;
- Laranja;
- Uvas;
- Morangos;
- Ameixas;
- Fatias de abacaxi;
- Pedaços de melancia;
- Manga;
- Melão;
- Entre outras opções de frutas macias e doces que agradem o paladar infantil de forma natural e sem ingredientes artificiais.
Rotina Alimentar Bebê de 1 ano – Almoço
O almoço para alguns pais pode ser um real desafio, pois nem sempre é possível criar opções de pratos diversificadas para o paladar novo e exigente do bebê.
Contudo, há algumas opções que podem ser práticas e balanceadas, estimulando a aceitação dos alimentos e equilíbrio na saúde.
E antes de mais nada, para montar um prato adequado para o almoço, lembre-se de sempre colocar alimentos de pelo menos 5 cores diferentes.
Isso irá contribuir para uma melhor dieta, com diversidade de vitaminas e nutrientes, além de identificar quais comidas agradam mais seu filho ou filha.
E outro ponto importante é sempre evitar oferecer bebidas à criança enquanto ela está ingerindo as refeições, principalmente o almoço e janta.
Esse hábito tão comum entre a maioria das pessoas, não é muito saudável e por isso também deve evitado nas crianças.
Dito isso, confira nossa sugestão de cardápio semanal para o almoço!
Almoço – Segunda-feira
- Arroz branco ou integral;
- Feijão;
- Salada de cenoura e beterraba cozidas, temperadas com azeite e sal; e
- Filé de frango cortado em tirinhas.
Almoço – Terça-feira
- Arroz branco ou integral;
- Feijão;
- Purê de mandioquinha;
- Salada de tomate e alface temperada com sal e azeite; e
- Nuggets de frango caseiro.
Almoço – Quarta-feira
- Macarrão integral;
- Molho de tomate caseiro com carne ou frango desfiado;
- Brócoli refogado no azeite com alho e sal.
Almoço – Quinta-feira
- Arroz branco ou integral;
- Lentilha cozida;
- Mandioca cozida;
- Carne moída refogada com alho e cebola; e
- Couve refogada com azeite, sal, alho e cebola.
Almoço – Sexta-feira
- Arroz branco ou integral;
- Purê de batata ou mandioquinha com cenoura;
- Peixe assado ou grelhado temperado com sal e limão;
- Salada de rúcula, agrião ou alguma outra verdura de coloração verde escura; e
- Beterraba e cenoura raladas cruas com um pouco de sal, azeite e limão.
Rotina Alimentar Bebê de 1 ano – Lanche da Tarde
Durante a fase de crescimento, mesmo após o almoço é comum algumas criança pedirem alguma coisa para comer.
Dessa forma é importante que o pai estejam preparados e tenham opções fáceis e nutritivas que possam auxiliar nesse momento.
Assim, sempre tenha algumas das opções relacionadas abaixo:
- Iogurte caseiro, feito a partir de iogurte natural e frutas batidas, como morango, manga e maracujá;
- Gelatina que pode ser feita em pó ou com ágar-ágar e suco de fruta natural, o que é ideal para evitar corantes e entre outros componentes artificiais;
- Salada de frutas, sem leite condensado ou altas doses de açúcar;
- Sanduíche de pão integral com atum;
- Chips de legumes, como por exemplo, batata, mandioquinha, mandioca, inhame, entre outros;
- Biscoito de polvilho;
- Cookies integrais; e
- Frutas em geral.
Rotina Alimentar Bebê de 1 ano – Jantar
Durante o jantar é importante que os bebês alimentem-se bem, porém de maneira leve e equilibrada, evitando desconfortos durante a noite.
Isso porque, caso o estômago da criança fique muito cheio, ela provavelmente terá desconfortos abdominais que irá dificultar permanecer na posição deitada, com possibilidade até de provocar refluxos.
E isso também pode ser causado devido o horário da refeição e até quantidade ingerida.
Dessa forma, evite oferecer as refeições após às 20:00 horas, visto que após esse período o momento de dormir estará próximo, evitando o cumprimento de tempo adequado para a correta digestão.
E também tenha atenção para a quantidade que seu filho ou filha come normalmente e tente não forçar caso já esteja satisfeito.
Oferecer para a criança quantidades maiores que a suportada pode ser muito prejudicial para o funcionamento do organismo.
Assim, quando for planejar as comidinhas da noite, lembre-se de preparar alimentos mais leves e de fácil digestão. Confira nossa sugestão!
Jantar – Segunda-feira
- Arroz à jardineira (com legumes, como cenoura, ervilha, milho e temperos como salsinha, cebolinha e alho poró);
- Purê de mandioquinha; e
- Filé de frango cortado tiras.
Jantar – Terça-feira
- Arroz integral;
- Caldo de feijão (evitar o consumo do grão do feijão durante a noite);
- Legumes cortados em fatias salteados no azeite, alho e sal; e
- Filé de peixe grelhado ou assado.
Jantar – Quarta-feira
- Arroz branco ou integral;
- Caldo de feijão;
- Salada de alface e agrião;
- Omelete com cenoura, milho, vagem, tomate, entre outros ingredientes que tiver em casa.
Jantar – Quinta-feira
- Macarrão integral com atum, milho e ervilhas;
- Iscas de peixe temperadas com sal e limão; e
- Salada com verduras verdes escuras.
Jantar – Sexta-feira
- Sopa de legumes com carne ou frango desfiado;
- Fatias de pão integral para acompanhamento.
Rotina Alimentar Bebê de 1 ano – Ceia
E após o jantar, um pouco antes de dormir para pegar no sono completo é comum os bebês na faixa etária de 1 ou 2 anos ainda precisarem do leite para adormecerem, sentirem-se bem, satisfeitos e acalentados, contribuindo para o descanso de longas horas.
Com isso, pelo menos meia hora antes de colocar o seu filho ou filha para dormir, ofereça uma quantidade adequada de leite de fórmula ou o próprio leite materno, caso ainda ofereça dessa maneira.
O leite, além de contribuir para a sensação de saciedade é uma ótima fonte de nutrientes e compostos que contribuem para o sistema nervoso e imunológico, estimulando boa saúde principalmente nessa faixa etária.
E para deixar a saúde ainda mais em equilíbrio, caso não tenha mais leite materno ou nunca tenha amamentado dessa forma, sempre procure por leites de fórmula que contenham fibras em sua composição.
Esse ingrediente contribuirá para o melhor funcionamento do intestino, evitando dores e desconfortos que os novos alimentos podem causar no início.
Dessa forma, após o jantar e durante a ceia sempre ofereça leite para seu pequeno ou pequena.
E caso queira diversificar conforme o avanço e crescimento, nesse momento da ceia também é possível oferecer chás que poderão contribuir para o sono, como por exemplo, erva cidreira, camomila e maracujá.
Mas lembre-se que chás são estimulante para o funcionamento dos rins resultando em mais xixi.
Assim, cuidado com a quantidade oferecida e evite essa bebida caso esteja no processo de desfralde para uso do penico.
Sempre Ofereça Alimentos Novos
E mesmo com todas as nossas sugestões de alimentos e cardápios, sempre tenha atenção às preferências alimentares da criança e constantemente ofereça novo tipos de alimentos, criando diferentes opções e combinações para o dia a dia.
E durante as fases iniciais da rotina de alimentação para criança de 1 ano, caso o bebê rejeite e diga que não gosta de alguma comida, não desespere-se! Aguarde algumas semanas e depois ofereça novamente, isso porque é comum as mudanças no paladar permitindo aceitações e rejeições por todo o processo.
Mas não desista e sempre dê preferência para os alimentos frescos e com temperos naturais.
E caso haja rejeição consecutiva de alguma das variedades alimentares, tente fazer o mesmo alimentos de formas e texturas diferentes. Essa alternativa muitas vezes tende a dar certo e estimula que a criança adéque-se e acostume o seu palato ao sabor, diminuindo as chances de não gostar em definitivo.
E outra opção para acrescentar novos alimentos e sabores a rotina alimentar é usa vegetais e legumes de cores fortes para hidratar e colorir outros, como por exemplo a beterraba, cenoura e espinafre, que podem ser usados para hidratar tapioca, massas de pães, bolos, entre outras opções que podem ser atrativas para seu filho.
Com isso, use a criatividade e inove nas receitas para seu bebê.
Evite dar Bebidas Durante as Refeições
E mesmo que a alimentação seja difícil e a tentação para dar suco ou outra bebida junto com a comida seja grande, se possível como já mencionado anteriormente, evite esse hábito.
Isso porque, além de diminuir a quantidade na ingestão dos alimentos, também contribui para o estufamento do estômago, o que dificulta a correta digestão e até absorção dos nutrientes.
Assim, evite ao máximo dar bebidas durante a refeição e caso queira oferecer, prefira que seja consumida 30 minuto antes ou depois de a criança alimentar-se.
Ao estipular esse espaço entre a bebida e a comida será possível realizar a ingestão sem danos ao organismo, como dores, desconfortos abdominais, refluxo e dificuldades na digestão.
Com isso, atenção para a correta rotina de alimentação do seu bebê!
Gostou das nossas dicas, informações e sugestões para a rotina alimentar de crianças de 1 ano? Então deixe sua sugestão nos comentários!
Lara Janaína Theodoro, mãe da Sara e fã de assuntos relacionados a moda, beleza, maternidade, entre outros sobre o universo feminino. Desde 2018 atua como redatora, trazendo sempre para seus artigos um pouco da sua vivência e experiência como mãe e mulher.
Não imagino como me ajudou! Muitíssimo obrigada ❤