Depois da chegada do bebê, cada fase é uma transformação repleta de descobertas rumo ao desenvolvimento. Diante disso, reunimos algumas dicas de atividades para o bebê de 1 ano, que irão estimular os sentidos e divertir. Além de ajudar os pais na criatividade e interação.
Afinal, nem sempre é fácil ter ideias para completar o dia das crianças, principalmente em casa. Assim, se tem interesse e quer saber mais, continue lendo e descubra dicas fáceis e baratas de brincar com seu pequeno. Confira!
Atividades para o bebê de 1 ano
Índice
Durante o primeiro ano de vida as mudanças que ocorrem com os bebês são intensas, ainda mais com a chegada do 1 ano, uma vez que eles ficam mais curiosos, atentos e prontos para iniciar novas etapas de aprendizagem e descobertas. E por isso é tão importante fazer atividades e brincadeiras, visto que isso irá contribuir para o desenvolvimento, estimulando também a cognição e pensamento.
Geralmente, as atividades ao ar livre são as mais indicadas, uma vez que permitem a melhor interação com o externo, fazendo também com que o pequeno ganhe a percepção de si próprio. Porém, além delas há possibilidades de exercícios e brincadeiras para dentro de casa que desempenham ótima função de entretenimento e interação.
Assim, pensando nisso, traremos agora diversas opções para fazer dentro de casa, no quintal ou apartamento, estimulando a imaginação da criança e também dos pais. Que saber mais? Então continue lendo!
7 Dicas de atividades para bebê de 1 ano
- Brincar com potes e tampas da cozinha;
- Pesca de tampinhas com a peneira;
- Brincar de dedoches;
- Pintura com tinta;
- Instrumentos musicais com utensílios de cozinha;
- Caixa com grãos e potinhos; e
- Bolinhas de sabão.
Todas as brincadeiras listadas podem ser feitas com materiais comprados, mas também com receitas e opções caseiras. Assim, caso não queira gastar, essa é uma ótima maneira de soltar a imaginação sem abrir mão da economia.
Outro ponto que deve-se ter muita atenção no momento de elaborar as brincadeiras é com o tamanho dos objetos escolhidos, bem como, os materiais para a execução, uma vez que nessa idade as crianças costumam levar tudo à boca.
Assim, tenha bastante cuidado e se possível acompanhe de perto as brincadeiras, evitando acidentes e outros desconfortos.
Outra importante dica para fazer durante as atividades para bebê de 1 ano é sempre antes da brincadeira, colocar um lençol, toalha ou tapete próprio para a brincadeira. Logo que isso irá evitar muita sujeira no local, além de também estimular a associação do utensílio com a hora de brincar.
Isso também deixará o espaço de atividade melhor delimitado, permitindo que o desenvolvimento não interfira com outras responsabilidades, bem como, moradores da casa.
Agora, sem mais delongas, abordaremos como fazer cada uma das atividades abordadas, permitindo diversão, aprendizagem e interação com seu bebê de 1 ano. Veja!
Brincar com potes e tampas da cozinha
Nessa fase, as crianças gostam muito de testar o espaço, encaixar e tampar. Por isso, potes e vasilhas com tampa podem ser uma ótima diversão, ainda mais se forem coloridos. Com isso, separe alguns diferentes modelos, formatos e cores de potinhos com tampa e de plástico.
Prepare um espaço que o bebê possa fazer a bagunça e deixe todas as vasilhas à disposição para que ele explore da forma que desejar. Logo, você irá perceber que a criança ficará admirada com as diferentes cores e possibilidades, além da capacidade e percepção em distinguir os diferentes modelos.
Repita a brincadeira de vez em quando e aproveite para acompanhar o desenvolvimento do seu pequeno.
Pesca de tampinhas com a peneira
A pesca com tapinhas e peneira é uma ótima sugestão de atividade para desenvolver a coordenação motora, assim como, a pega e os sentidos do tato e da visão. Para fazer essa atividade serão necessários os seguintes itens:
- Um balde ou bacia com água;
- Tampinhas de garrafa de plástico coloridas (pelo menos 10 unidades); e
- Uma peneira.
Depois de separar os materiais, coloque um pano, toalha ou lençol onde a brincadeira será feita, a fim de evitar muita bagunça com a água. Lá, coloque o balde com a água e dentro despeje todas as tampinhas coloridas. Ponha o bebê sentado em posição confortável em relação ao balde, principalmente a altura e já pode começar com a brincadeira.
A princípio, mostre para ele como pegar a tampinha com a peneira e logo em seguida deixe ele fazer as tentativas sozinho. Caso comece a pegar as tampinhas com as mãos, não tem problema. O importante é deixar o neném se expressar e desenvolver-se gradualmente.
Além de tampinhas de garrafa, bolinhas coloridas ou brinquedos de plástico podem ser utilizados. Basta usar a imaginação!
Aproveite também para fazer essa atividade no verão ou dias quentes, permitindo que a diversão seja agradável e prolongada. E lembre-se de supervisionar, evitando que o bebê coloque as tampinhas ou brinquedos pequenos na boca.
- Aproveite e leia depois sobre a rotina alimentar do bebê de 1 ano!
Brincar de dedoches
Caso goste de contar histórias para seu neném, os dedoches são ótimas formas de deixar a brincadeira lúdica, assim como, despertar a atenção da criança. Para fazer essa atividade podem ser utilizados dedoches comercializados ou também feitos por você mesmo.
E a partir deles é possível desenvolver diferentes temas, muitas vezes até capazes de ensinar comportamentos e lições, estimulando a empatia e aprendizado. Contudo, para a brincadeira ficar legal, reserve um tempo para se dedicar a atividade, bem como, entregar-se à brincadeira, fazendo vozes diferentes e criando enredos que permitam a criança sentir-se parte da história.
Agora, se quer aprender a fazer os dedoches em casa, separamos um vídeo que ensina como fazer de forma simples e econômica. Os materiais necessários para criar os personagens são:
- Papel sulfite;
- Lápis de cor;
- Lápis preto;
- Borracha;
- Tesoura;
- Régua; e
- Fita adesiva.
Confira como fazer no vídeo do canal Furor Pedagógico!
Como fazer dedoche de papel – Vídeo – Tutorial:
Igualmente, para desenvolver os personagens use a criatividade e aproveite também para criar opções que a criança possa se identificar.
- Depois, leia mais sobre as melhores cadeiras de alimentação!
Pintura com tinta
A pintura é uma atividade que agrada praticamente todas as faixas etárias e isso não é diferente com as crianças de 1 ano. Afinal, nessa fase elas ficarão encantadas tanto com as cores como a textura da tinta e possibilidades de misturas.
Diante disso, use tintas guache, mas lembre-se de escolher as atóxicas. Coloque um papel ou cartolina grande ou se preferir, várias folhas de A4 juntas a fim de formar um grande espaço em branco. Também escolha um local preparado para receber as possíveis sujeiras e caso queira coloque pincéis.
Deixe tudo disponível para a criança expressar-se e para ficar mais tranquila em relação a sujeira, coloque uma roupa fácil de limpar ou até mesmo deixe o bebê somente de fralda. Pois isso irá permitir que ele também passe a tinta no corpo e teste esse novo elemento que lhe foi apresentado.
Contudo, caso não queira comprar as tintas guache, também existe uma receita caseira para fazer com farinha de trigo, sal e corante comestível. Que, além de ser econômica, também é segura uma vez que não apresenta risco, caso o bebê coloque na boca. Confira!
Tinta caseira- Vídeo – Tutorial:
Certamente, essa atividade para bebê de 1 ano que envolve pintura será uma das preferidas, podendo ser repetidas em diferentes fases do desenvolvimento.
- Após essa leitura, aproveite para saber mais sobre o uso do desodorante infantil.
Instrumentos musicais com utensílios de cozinha
Descobrir novos sons também é uma forte característica para a fase do 1 ano. Diante disso, aproveite utensílios de cozinha como panelas, vasilhas de plástico, bacias, entre outras possibilidades seguras de diferentes tamanhos e formatos.
Da mesma forma, também ofereça uma colher de pau ou outro instrumento que sirva para emitir sons e estimule seu bebê a criar sons com esses instrumentos.
Isso irá desenvolver os sentidos, além da coordenação motora. Contudo, tenha paciência quanto ao barulho e se possível faça isso ao ar livre, permitindo que o bebê se expressa mais à vontade.
Caixa com grãos e potinhos
Outra atividade que faz sucesso com os bebês de 1 ano de idade é a caixa com grãos e potinhos de plástico. Para isso, será necessário algum tipo de grão da sua cozinha como feijão, lentilha, milho ou ervilha. Contudo, para evitar o desperdício busque usar aqueles próximos à validade ou que até não estejam mais adequados ao consumo.
Coloque os grãos em um pote grande de plástico e junto dele também deixe à disposição da criança potes menores em diferentes cores e formatos, bem como, colheres ou pazinhas para usar ao mexer nos grãos.
Nessa atividade, o objetivo é que o bebê use a coordenação motora ao fazer o transbordo entre as diferentes vasilhas, assim como, estimular sentidos como o tato e audição.
Contudo, uma importante advertência nessa atividade é em relação a supervisão dos pais, a fim de evitar que o bebê não coloque grãos na boca, nariz, ouvido, entre outros locais. Assim, ao oferecer essa brincadeira acompanhe de perto e suspenda a brincadeira caso haja algum problema.
Bolas de sabão
As bolinhas de sabão fazem sucesso em praticamente toda a fase infantil. E além disso, essa brincadeira é barata, simples de fazer e versátil, visto que pode ser feita tanto dentro como fora de casa.
Assim, separe uma vasilha para fazer a mistura de água e sabão. Ou se preferir veja o vídeo a seguir e aprenda como fazer as bolinhas, além do molde de soprar com uma garrafa PET cortada.
Essa atividade é ótima para divertir e estimular o bebê a movimentar-se, tanto aqueles que já andam como os que estão aprendendo a dar os primeiros passinhos.
Bolinhas de sabão de molde garrafa PET – Vídeo – Tutorial:
Por fim, gostou das nossas dicas e sugestões de brincadeiras e atividades para bebê de 1 ano? Então deixe seu comentário e conte-nos qual fez mais sucesso com o seu neném!
Leia também sobre como fazer o bebê dormir a noite toda!
Lara Janaína Theodoro, mãe da Sara e fã de assuntos relacionados a moda, beleza, maternidade, entre outros sobre o universo feminino. Desde 2018 atua como redatora, trazendo sempre para seus artigos um pouco da sua vivência e experiência como mãe e mulher.